fbpx

Os desafios de mulheres da Bíblia aplicados ao mundo contemporâneo

Como nossa história pessoal está inserida na narrativa bíblica?

Jesus nos chama a estarmos no mundo, mas a não sermos do mundo. A ser uma bênção para o mundo, e a não nos conformarmos com ele. Todavia, para cumprir fielmente este chamado, precisamos saber quem somos, onde estamos e para onde vamos. As pressões para obter sucesso profissional, construir a família perfeita e deixar nossa marca no mundo fazem parte do mantra da cultura pós-moderna das identidades fluídas. O peso, então, se torna esmagador e os sofrimentos ao longo do caminho têm o poder de nos paralisar quando tudo o que construímos depende da força do nosso braço. 

Como as histórias dominantes da cultura moldam a nossa visão de mundo e como a fé em Cristo nos habilita a viver uma vida diferente? Sifrá e Puá, Miriã e Joquebede, Raabe, Debora, Noemi e Rute, Ana, Abigail, Maria, a mulher samaritana, Joana, a mulher cananéia, Marta, a mulher de Pilatos, Maria Madalena, Lídia e Priscilla. Talvez alguns destes nomes lhe soem familiar, outros, nem tanto. Mas o que essas pessoas tinham em comum? Além do fato de terem vivido milênios atrás no Oriente, todas elas foram “mulheres em um mundo patriarcal” e enfrentaram grandes adversidades como viuvez precoce, infertilidade, perda do sustento, injustiças sociais, estigmatização. 

Apesar disso, no entanto, cada uma delas desempenhou um papel fundamental na História de Israel e do próprio Cristo. “As histórias de pessoas nas Escrituras são estudos de caso do relacionamento de Deus com a humanidade. Elas não são fábulas, nem mitos ou lendas de outro mundo. Elas dizem respeito às experiências de gente como nós”, diz  a  filósofa, teóloga e socióloga Elaine Storkey na Introdução do seu livro “Mulheres em um mundo patriarcal” (2020). 

É urgente que aprendamos a enxergar nossas histórias pessoais como parte de uma narrativa maior a fim de sermos libertos do peso de ter de construir algo grandioso com as nossas vidas. Para isso, é imprescindível crer, de todo o coração, que o Autor dessa História tem um desfecho maravilhoso para nossas histórias pessoais, e que até mesmo as lutas, aflições e angústias do presente fazem parte deste propósito. 

Neste curso, seremos convidados a encontrar nosso lugar na História bíblica onde Deus se revela, revela o seu caráter e a sua vida. Pois será somente quando encontrarmos o nosso lugar na História do povo de Deus no passar do tempo, é que nos tornaremos constantes em meio à fluidez do tempo e corajosos diante das adversidades. 

Programação

Módulo 01 - 24/06


Aula 01 — Quem sou eu? — A importância das narrativas na formação das identidades

Aula 02 — Temendo a Deus para não temer o mundo — As parteiras que desafiaram o faraó

Aula 03 — Percebendo a ação de Deus no mundo — Uma convertida improvável

Módulo 02 - 28/06


Aula 04 — Enxergando nossa história à luz da Grande História — Lágrimas de dor em lágrimas de alegria

Aula 06 — Aprendendo a orar nossas lágrimas — A oração que mudou o curso da História

Módulo 03 - 01/07


Aula 07 — Encontrando satisfação em Cristo — Jesus e a mulher samaritana

Aula 08 — Ouvindo a palavra que Jesus tem para nós — Jesus e a mulher cananéia

Módulo 04 - 05/07, às 20h


Aula 09 — Testemunhas de Cristo em uma era secular

Em continuidade à última aula, que será liberada às 20h, acontecerá uma transmissão ao vivo de lançamento do curso "Teologia Pro Cotidiano", para tirar dúvidas de quem estiver participando online 😉

ops!

Inscrições encerradas!

novas turmas a partir de 2022

Quem é a professora?

Erica Neves é graduada em Comunicação Social, com bacharelado em jornalismo, e possui mestrado em Comunicação, Mídia e Cidadania. Sua formação inclui um intercâmbio de 10 meses na Noruega onde estudou Comunicação Transcultural. Estudar teologia está entre o que ela mais gosta de fazer.

Por isso, ela divide sua rotina entre o trabalho como assessora de Comunicação na Tearfund, agência de desenvolvimento humanitário cristã que atua em mais de 50 países, e os estudos teológicos como estudante da Tutoria Essencial no Invisible College. Erica é casada com Fred e eles são pais do Pedro, 6 anos, e da Mariana, 3 anos. 

Dúvidas comuns

POSSO ASSISTIR ÀS AULAS APÓS O CURSO?

Todas as aulas ficarão disponíveis até dia 11 de julho. Até lá, poderá assistir quando quiser.

Para quem o curso é recomendado?

Para todas as pessoas! É um curso que mostrará a teologia aplicada na vida cotidiana a partir da Bíblia.

O CURSO TEM ALGUM CUSTO?

Não, o curso é 100% gratuito. 

RECEBEREI CERTIFICADO?

Por se tratar de um curso aberto, não haverá avaliação ou acompanhamento, e portanto, também não haverá certificação.

EXISTE ALGUM CANAL PARA DÚVIDAS?

Não. Por se tratar de um curso gratuito, não é oferecido suporte para dúvidas sobre o conteúdo.

POSSO GRAVAR/SALVAR AS AULAS?

Não. O conteúdo é exclusivo para acesso na plataforma do Invisible College durante o período do curso, ficando vedada sua gravação ou reprodução.