Cosmovisão

Cosmovisão cristã: um antídoto para si mesma

É possível falar de cosmovisão inerentemente cristã, abrangente e total da cultura e da realidade, sendo relevante para uma sociedade secularizada que reduziu o cristianismo meramente “a uma questão íntima e privada”?

Leia mais!
Teologia

A piedade escriturística

A defesa de uma atitude neutra para com a revelação do texto bíblico implica, ironicamente, num ato de fé. É necessário crer de antemão na capacidade do centro afetivo do ser humano, isto é, o coração (Pv 4:23), ser plenamente capaz de se abster de qualquer compromisso a priori cuja natureza é, em última instância, religiosa.

Leia mais!
Cosmovisão

A pretensa autonomia da experiência sensível

Poucos autores da tradição filosófica são tão importantes para a compreensão do nosso tempo do que o inglês John Locke (1632-1704), um dos pensadores que mais exerceu influência sobre o pensamento ocidental.

Leia mais!
Teologia

Testemunhas oculares

Parecia ser mais um dia como outro qualquer. Era outono de 1979. Depois de mais uma rotina de trabalho, Lee Strobel foi recebido por sua esposa em casa com uma notícia de o deixou espantado: Ela havia se tornado cristã.

Leia mais!
Cosmovisão

A Ontologia como princípio da formação de uma cosmovisão cristã a partir da vocação de Moisés

Para a formação de uma cosmovisão cristã, é necessário considerar a ontologia como precedente da epistemologia, ética, ou qualquer outra classe de análise filosófica. Deste modo, com base na proposta de James Sire, e embasados na biografia de Moisés, analisaremos como a mudança de sua cosmovisão foi indispensável para converter-se de seu “drama pessoal” para o Teodrama.

Leia mais!
Cosmovisão

O cético religioso

Por que as pessoas precisam de religião em pleno século XXI, tempo em que a ciência, o progresso e o conhecimento empírico tornaram a religião algo tão sem valor? Por que ainda hoje as pessoas creem em coisas tão ultrapassadas? Timothy Keller tratou dessas e outras questões no livro Deus na era secular: como céticos podem encontrar sentido no cristianismo.

Leia mais!