Esse texto é pra você que acha que vai conseguir alinhar a sua vida comprando o último livro ou se inscrevendo no próximo curso sobre produtividade.
Infelizmente… não vai.
Talvez um dos temas que mais têm ocupado a mente das pessoas hoje seja a produtividade. A gente vê esse assunto sendo discutido tanto fora quanto dentro da igreja, por autores não cristãos e por bons autores cristãos.
Eu mesmo já li uns dois ou três livros sobre isso. Um bom amigo meu, o reverendo Allen Porto, escreveu um livro sobre produtividade — e é um excelente material. Conheço de perto a proposta do Allen: trata-se de um realinhamento do coração, colocando as expectativas de produtividade no lugar certo.
Mas tem algo por trás dessa busca por cursos e leituras sobre produtividade. É uma busca intensa — e insatisfatória. Isso explica por que tantas pessoas simplesmente não conseguem alinhar suas vidas, trazer organização, produtividade, sentido.
Por quê?
Porque, na maioria dessas propostas — principalmente fora da igreja, mas até em algumas dentro dela — o problema do desalinhamento da vida é encarado como algo externo. É uma espécie de externalismo.
É minha rotina que tá errada. É minha falta de disciplina. Falta de sono. Falta de alimentação saudável. Falta de exercício físico. São meus amigos, é a igreja que eu frequento, é a devocional que não faço, os hábitos que não tenho…
Ou seja: sempre algo fora de mim.
A proposta, então, vira: “Melhore algumas áreas externas da sua vida que tudo vai se alinhar.”
Mas por que as pessoas não conseguem alinhar a vida delas?
Porque estão tentando fazer isso por si mesmas.
Para um cristão, o desalinhamento da vida não está em algo que ele consiga realinhar com esforço próprio. O problema está no pecado. Na queda do ser humano. Na quebra da aliança com Deus. No coração corrompido.
E aí… não há nada que a gente possa fazer. Nenhuma verdura que a gente coma. Nenhum suplemento que a gente tome. Nenhuma academia, nenhum planner, nenhum aplicativo de produtividade. Nada disso tem o poder de alinhar o nosso coração.
Sabe por quê?
Porque a gente não precisa só de uma ferramenta.
A gente precisa de um redentor.
Sem um redentor, nenhum livro, curso, dieta ou sistema vai surtir o efeito que você deseja. E veja: não estou dizendo que não devemos ir à academia, fazer dieta, ler livros, organizar a agenda. Tudo isso é muito bom!
O que eu estou dizendo é que se a gente não precisasse de um redentor, e fosse possível colocar a vida em ordem só com bons hábitos, então o desalinhamento seria resolvido pela força do nosso braço.
Mas simplesmente não é.
É por isso que a gente precisa de um redentor.
Confessar que nosso coração precisa de alinhamento é confessar, antes de tudo, a nossa incapacidade de fazer isso por nós mesmos.
E é quando somos fracos que o poder de Deus se aperfeiçoa. O poder dEle se manifesta na nossa fraqueza — porque reconhecemos que não somos capazes. Precisamos dEle.
A vida cristã é isso: a fé no redentor que é capaz de realinhar a nossa vida.
Aí sim — a partir desse realinhamento — a gente vai pra academia, faz dieta, lê livros de produtividade, estuda, organiza a rotina… Mas tudo isso a partir das lentes da redenção. A obra de Cristo aplicada à nossa vida transforma tudo isso em graça.
E isso faz toda a diferença.
Esse é o único caminho possível para o alinhamento da nossa vida.
E é também o motivo da impossibilidade de qualquer outro caminho.
Acreditamos que o estudo teológico é fundamental para todo cristão, e não apenas para pastores ou líderes. Afinal, a teologia nos ajuda a seguir a Cristo em todos os aspectos da nossa vida!
No Loop, nossa equipe oferece suporte pedagógico e trilhas de estudo personalizadas para seus interesses, permitindo que você aprofunde seu conhecimento teológico e lide de forma segura com as situações do dia a dia.