Se você está lendo esse texto, provavelmente possui alguma mídia social. Você e mais 150 milhões de pessoas, apenas no Brasil, segundo dados de 2021 da We Are Social e Hootsuite.
É inegável que as mídias sociais se tornaram uma ferramenta fundamental para os nossos dias, facilitando a nossa comunicação, possibilitando contato com pessoas distantes, auxiliando na promoção de conteúdo e até mesmo contribuindo em negócios.
Uma questão importante é que, mesmo pessoas que não fazem um uso “profissional” das mídias sociais, também são, de certa forma, produtoras de conteúdo: elas estão lá publicando constantemente. Talvez sem muito planejamento ou intencionalidade, mas estão!
Isso significa que compreender sobre as mídias sociais não é algo necessário apenas para profissionais de comunicação, marketing ou design, mas para toda pessoa que tem um perfil online.
No entanto, há dois grandes desafios nisso:
Primeiro, um desafio tecnológico: estamos falando de um ambiente que é fluido, dinâmico e com mudanças constantes. O algorítimo de uma mídia hoje, pode ser diferente amanhã. O que gera engajamento agora, pode não gerar mais daqui a pouco. As mídias mudam a todo momento!
Segundo, um desafio social: as relações interfaceadas pelas mídias são muito imprevisíveis. Um comentário despretensioso, por exemplo, pode gerar uma onda de cancelamento ou de ataques pessoais.
Como lidar com isso? Um manual com regras fixas e bem estabelecidas não é suficiente. Em pouco tempo ele estaria datado (desafio tecnológico) ou não seria abrangente o suficiente diante de todas as situações possíveis (desafio social).
Para tentar responder a essa pergunta, o Invisible College propôs o curso Social Survival: teoria, técnica e sabedoria para a produção de conteúdo digital.
Queremos te auxiliar a ter uma presença fiel no ambiente digital com fundamentação teórica, metodologias práticas e reflexões a partir da sabedoria bíblica.
Aula 1 – O ambiente digital: uma introdução à ecologia das mídias
Gratuita (05/12, às 19h)
Aula 2 – Redes? Mídias? Diferenças e impactos
Gratuita (12/12, às 19h)
Aula 3 – A Queda: problemas e desafios
Gratuita (19/12, às 19h)
Aula 4 – O uso das mídias sociais pela igreja
Gratuita (26/12, às 19h)
Aula 5 – Hora de produzir! Princípios do marketing de conteúdo (pt.1)
Exclusiva para assinantes do Loop
Aula 6 – Hora de produzir! Princípios do marketing de conteúdo (pt.2)
Exclusiva para assinantes do Loop
Aula 7 – Hora de produzir! Princípios do marketing de conteúdo (pt.3)
Exclusiva para assinantes do Loop
Aula 8 – Pondo ordem na casa: planejamento de conteúdo e calendário editorial
Exclusiva para assinantes do Loop
Aula 9 – Expressando: Diretrizes visuais e verbais
Exclusiva para assinantes do Loop
Aula 10 – Anticancelamento: produzindo conteúdo sem cair em confusão
Exclusiva para assinantes do Loop
Aula 11 – Sabedoria: o princípio para o uso redentivo das mídias
Gratuita (02/01, às 19h)
Aula 12 – Percepção e perspectiva: virtudes sapienciais bíblicas
Gratuita (09/01, às 19h)
Aula 13 – Direções doutrinárias: verdades eternas em contextos efêmeros
Gratuita (16/01, às 19h)
Aula 14 – Discordância: quando um posicionamento é necessário
Gratuita (23/01, às 19h)
Aula 15 – Mídia como serviço: indo em direção ao outro e em resposta a Deus
Gratuita (30/01, às 19h)
_
Encontro ao vivo via Google Meet dia 23 de janeiro de 2023
Exclusivo para assinantes do Loop
É casado com a Bruna e serve na Igreja Cristã Farol Esperança, em Goiânia. Tem graduação em Design Gráfico (UFG) e MBA em Gestão de Marketing e Inteligência Digital (ESPM Rio). É o coordenador estratégico do Invisible College, onde também leciona em cursos livres e pesquisa sobre a relação entre fé, arte, mídia e cultura.
Tenha acesso a esse curso e a mais de 800 aulas diferentes!
✓ Acesso gratuito
✓ Aulas programadas✓ Acesso ilimitado✓ Certificado de conclusão✓ Conteúdos extras✓ Canal de dúvidas✓ Lives exclusivas
✓ Acesso com assinatura
✓ Todas as aulas disponíveis
✓ Acesso ilimitado
✓ Certificado de conclusão
✓ Conteúdos extras
✓ Canal de dúvidas
✓ Lives exclusivas
Gostaria de ler os Termos de Serviço?
Clique aqui e confira!
BACCEGA, Maria Aparecida et al. (org.). Dicionário de comunicação: escolas, teorias e autores. São Paulo: Contexto, 2014.
GOMES, Jean Francesco A. L. Do envolvimento cristão com as tecnologias digitais: uma perspectiva reformada. Fides Reformata, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 27-49, jul./dez. 2019.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas no digital. Tradução: Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Tradução: André Fontenelle. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
LANCE, Strate; BRAGA, Adriana; LEVINSON, Paul. Introdução à ecologia das mídias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; [São Paulo]: Edições Loyola, 2019.
LUPTON, Ellen. O design como storytelling. Tradução: Mariana Bandarra. Osasco, SP: Gustavo Gili, 2020.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
NASCIMENTO, Misael Batista do. Igreja real na cultura digital. São Paulo: Cultura Cristã, 2020.
NASCIMENTO, Ramon. O que a Bíblia tem a ver com as redes sociais? 2. Ed. Campina Grande: Plural, 2021.
PULIZZI, Joe. Marketing de conteúdo épico: como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing. Tradução: Leonardo Abramowicz, São Paulo: DVS Editora, 2016.
SBARDELOTTO, Moisés. Comunicar a fé: por quê? para quê? com quem?. Petrópolis: Vozes, 2020.
SCHUURMAN, Derek C. Moldando um mundo digital: fé, cultura e tecnologia computacional. Brasília: Monergismo, 2019.
VANHOOZER, Kevin J. O drama da doutrina: uma abordagem canônico-linguística da teologia cristã. Tradução: Daniel de Oliveira. São Paulo: Vida Nova, 2016.