Estamos nos sentindo desafiados e impotentes em relação à criação da geração mais jovem porque abrimos mão da centralidade do Evangelho não só para o coração da criança, como também para a esperança de pais, professores e pastores de jovens e adolescentes.
A segurança de saber que as crianças que Deus lhe confiou serão adultos maduros e fieis diante de Cristo não será alcançada com nenhuma sabedoria que permaneça superficial — e acabe desconsiderando o núcleo mais central da personalidade dos mais jovens.
A cada dia multiplicam-se as ofertas de livros, palestras, cursos e acompanhamentos de gurus que prometem fornecer os princípios para que pais, professores e até mesmo pastores criem crianças e adolescentes perfeitos.
Os responsáveis pela criação da geração mais jovens encontram-se desafiados, buscando suporte para as mais distintas disciplinas científicas — desde a biologia da criança, passando pela sociologia, psicologia chegando até saberes não tão consolidados como a psicanálise.
Entretanto existe uma experiência compartilhada por muitas famílias, igrejas e escolas de frustração com essas metodologias. Simplesmente as regras para se conquistar uma criança perfeita não funcionam. Elas não têm ressonância com a realidade. No fim da leitura, ou depois de aplicar o método de criança de filhos durante meses nós, sinceramente, não conseguimos obter os resultados prometidos!
Várias mães, pais, professores e líderes cristãos relatam estarem descrentes com esse tipo de metodologia e não sabem mais o que fazer para entender, alcançar e pastorear o coração de seus jovens. Esse processo de perde da esperança é paulatino: começa com uma crítica às regrinhas oferecidas, depois transforma-se em um ceticismo em relação a qualquer método de transformação das crianças para, então, terminar em um cinismo quanto a respeito da próxima geração!
Não precisamos morrer tentando cuidar dos filhos que Deus nos deu. Não estamos sozinhos nesse processo e o nosso próprio Pai nos forneceu as condições de possibilidade para alcançarmos segurança no que estamos fazendo na criação de cada criança ao nosso redor.
O minicurso ENTENDA SUAS CRIANÇAS SEM MORRER TENTANDO foi pensado pelo Invisible College para trazer fé, esperança e amor para todos os responsáveis na educação e formação da próxima geração. Serão quatro semanas lidando de maneira bíblica com os principais desafios envolvidos no tratamento com as crianças — à luz do Evangelho
Aula 01 — Não quero ter uma criança sob meus cuidados! Sobre o chamado divino de formar um ser humano.
Aula 02 — Não faço ideia de como formar um ser humano! A graça de Deus na tarefa de ser um adulto responsável.
Aula 03 — Não sei por onde começar! A lei de Deus como gabarito para nossos filhos
Aula 04 — Não sei quanto tempo vou precisar! O compromisso de longo prazo com nossos filhos.
Aula 05 — Não sei como essa criança pode ser tão má! Sobre a condição que produz os comportamentos.
Aula 06 — Não tenho autoridade sobre minhas crianças! Ensino, proteção e graça nos fundamentos da missão.
Aula 07 — Não está funcionando com as minhas crianças! O grande perigo da insensatez dos nossos filhos
Aula 08 — Não estou conseguindo acertar! Sobre a falta de caráter dos nossos filhos.
Aula 09 — Não sei qual é o sinal de que estou progredindo! As crianças são aquilo que elas adoram.
Aula 10 — Não sei se sou a melhor pessoa que elas precisavam! Sobre descanso e misericórdia na graça de Deus para pais, professores e pastores desafiados com a nova geração
Em continuidade à última aula, que será liberada às 20h, acontecerá uma transmissão ao vivo de lançamento do curso "Cultivando os Discípulos do Futuro", para tirar dúvidas de quem estiver participando online 😉
Pedro Lucas Dulci é casado com Carolinne e pai do Benjamim. É doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, com período de pesquisa na Universidade Livre de Amsterdã, na Holanda, e graduado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central, em Goiânia, onde também é pastor efetivo da Igreja Presbiteriana Bereia. Trabalhou como capelão escolar do Instituto Presbiteriano de Educação, em Goiânia e, atualmente, é o teólogo residente do Invisible College, uma escola de Filosofia e Teologia reformada para nativos digitais que já recebeu quase dez mil alunos entre seus cursos abertos, pagos e tutorias.
Todas as aulas ficarão disponíveis até dia 14 de março. Até lá, poderá assistir quando quiser.
Para pais, professores, pastores, líderes ou qualquer pessoa interessada na criação de filhos.
Não, o curso é 100% gratuito.
Por se tratar de um curso aberto, não haverá avaliação ou acompanhamento, e portanto, também não haverá certificação.
Não. Por se tratar de um curso gratuito, não é oferecido suporte para dúvidas sobre o conteúdo.
Não. O conteúdo é exclusivo para acesso na plataforma do Invisible College durante o período do curso, ficando vedada sua gravação ou reprodução.