PROTESTE!

Uma alternativa cristã às polarizações políticas

Você perdeu a paciência de conversar sobre política com o brasileiro? Nós sabemos… ficou realmente difícil continuar batendo boca por política desde as últimas eleições.

E as opções que sobraram não são nada atrativas. Parece que temos que oscilar na polarização constante entre Olavo de Carvalho ou Márcia Tiburi.

Existem princípios muito melhores para se pensar e fazer política! Não amadureceremos como sociedade enquanto permanecermos presos aos discurso manipuladores de ideologias políticas empobrecedoras.

Proteste! nasceu do desejo de contestar os discursos superficiais sobre a política que ainda operam sob as categorias de “esquerda” e “direta” — ou que querem que você acredite em uma conspiração de dominação global.

Se você valoriza o bom debate político e está disposto a reformar seu vocabulário político para compreender os fatos sociais contemporâneos, esse curso é para você!

Pensamos em seis semanas de estudos dirigidos no que há de melhor na Filosofia, Sociologia e Teologia cristã. Serão encontros alicerçados nas melhores fontes do pensamento protestante e com os estudos de casos mais bem-sucedidos na esfera pública.

Sua jornada de reforma política

Onde nós estamos?

O esgotamento público das plataformas políticas contemporâneas

05 de agosto

No conjunto de aulas dessa unidade, responderemos as seguintes questões: quais são as principais características da política contemporânea? Por que tornou-se comum chamá-las de políticas de identidade? Quais são as contradições públicas mais antipolíticas que os projetos de poder baseados na identidade concreta dos indivíduos recai? Por que a religião foi redescoberta nesse cenário? Quais as contribuições da teologia política?

Prática Política Protestante

Existe uma raiz genuinamente reformada para a política?

12 de agosto

No conjunto de aulas dessa unidade, procuraremos explorar às raízes do dualismo característico da modernidade ocidental, como os Reformadores responderam aos desafios de viver uma vida coerente diante de Deus na política. Tais temas serão abordados a partir das raízes do pensamento social e econômico de João Calvino.

Puritanismo na Política

Quais as contribuições duradouras para as democracias ocidentais?

19 de agosto

Através de uma investigação genealógica dos atores históricos que continuaram a prática política Reformada, procuraremos compreender quais foram suas contribuições duradouras para as democracias ocidentais e os limites de suas ideias. Nessa unidade, será dado destaque especial ao pensamento de Johannes Althusius e de alguns puritanos.

Diversas Esferas de Soberania

Um cristão pode ser um pluralista político?

26 de agosto

No conjunto de aulas dessa unidade, exploraremos as ideias do reformador holandês Abraham Kuyper para pensar em sociedades historicamente desenvolvidas a partir de uma diferenciação de suas esferas de soberania. Isso significará compreender a soberania divina absoluta sobre uma multifacetada sociedade de soberanias pontuais. Exploraremos esse ponto a partir, tanto da obra do próprio Kuyper, quanto de seus continuares, em especial do jurista holandês Herman Dooyeweerd

Reintegrando à Sociedade

Como deixar a polarização de lado em troca de uma visão integrada da política?

02 de setembro

Nas aulas que foram essa unidade, procuraremos transcender as deficiências em teorias sociológicas unilaterais através de uma contribuição valiosa de políticos e cientistas sociais protestantes contemporâneos. Fundamentalmente, sua contribuição para o debate público é a de reintegrar em uma teoria social holística  as diferentes disciplinas e esferas da realidade que parecem polarizar-se com muita facilidade na vida real. Para esse objetivo, além de alguns filósofos e sociólogos reformacionais contemporâneos, exploraremos a preciosa obra do sul-africano Daniel F. M. Strauss

Igreja Militante

Qual é a importância política da espiritualidade cristã?

09 de setembro

Ao contrário do que podem imaginar os agentes políticos mais polarizados, a espiritualidade cristã tem muito a contribuir para o bem público. Através de uma compreensão do seu culto como um serviço à sociedade, filósofos e teólogo reformados têm redescoberto a força política das práticas liturgias cristãs. Nesse sentido, o trabalho de James K. A. Smith e Nicholas Wolterstorff são paradigmáticos para nossos esforços.

Compromisso com sua aprendizagem!

E-mail para dúvidas

Um email exclusivo para os estudantes do curso tirarem dúvidas sobre o conteúdo a qualquer momento durante a jornada de estudos.

Guia de Estudos

Curadoria de conteúdo extra, referências bibliográficas e exercícios para contribuir na sua aprendizagem.

PDF de todas as aulas

Além do acesso aos vídeos até o final do ano, você receberá os PDFs de todas as aulas para poder usar como material de apoio ou estudo posterior, bem como fazer suas anotações pessoais.

Certificado de conclusão

Certificado de 32h para todos aqueles que concluírem o curso até 23/09, ou seja, 15 dias após o último módulo.

O que dizem sobre mim...

Curso Proteste!

apenas 12x de

R$33,00

ou R$396,00 à vista no boleto

Pedro Lucas Dulci

Filósofo e pastor presbiteriano, é casado com Carolinne e pai do Benjamim. Tem graduação em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central e é doutorando em Filosofia pela UFG, com pesquisa em Ética e Filosofia Política contemporânea. Em 2016, recebeu uma bolsa da John Templeton Foundation por meio do Ian Ramsey Centre, da Universidade de Oxford, para realizar estudos sobre o diálogo entre ciência e religião na Universidade Livre de Amsterdã, onde acompanhou as atividades do Abraham Kuyper Center e do Herman Bavinck Center, sob a supervisão do professor Gerrit Glas. Em Goiânia, é pastor na Igreja Presbiteriana Bereia e professor de Filosofia e Cosmovisão Reformada no Seminário Presbiteriano Brasil Central.

DÚVIDAS COMUNS

POSSO ASSISTIR ÀS AULAS APÓS O CURSO?

Sim! Seu acesso será até o final do ano. A diferença é que não terá mais o meu acompanhamento após o período.

Para quem o curso é recomendado?

Não existem pré-requisitos. Todo e qualquer um que valoriza o bom debate político e está disposto a reformar seu vocabulário político para compreender os fatos sociais contemporâneos é bem-vindo ao curso.

QUAL É A DURAÇÃO DAS AULAS?

As aulas serão entregues semana após semana. A estimativa é que cada um dos 6 módulos tenha no mínimo 1h30m a 2h de aula + 2h de vídeos complementares e exercícios. A carga horária final do curso será de 32h.

COMO RECEBEREI O CERTIFICADO?

No final das seis unidades, um breve exercício de fixação será aplicado em cada estudante para avaliar a apreensão do conteúdo, com prazo de conclusão até dia 23 de setembro.  Com a conclusão satisfatória desse teste (nota maior que 60%), o estudante receberá o certificado.

POSSO COMPARTILHAR AS AULAS COM OUTRAS PESSOAS?

Não! O acesso é exclusivo para os participantes, sendo tal prática ilegal.

COMO POSSO TIRAR DÚVIDAS DO CONTEÚDO?

As dúvidas são exclusivamente através do email proteste@theinvisiblecollege.com.br