Neste artigo, vou contar quais são os cinco livros mais importantes da minha vida. Sempre me perguntam sobre as obras que mais me marcaram e qual foi o livro que mais gostei. Leio bastante, mas alguns livros tiveram um impacto profundo em mim. Foi difícil fazer essa seleção, mas aqui estão cinco títulos que foram essenciais na minha trajetória.
Eles não estão em ordem de importância. Vou apresentá-los e explicar por que foram tão significativos para mim e por que ainda recomendo a leitura.
1. Calvinismo – Abraham Kuyper
Vou começar com Calvinismo, de Abraham Kuyper. Este livro me mostrou um cristianismo que não se limita à vida religiosa. Antes, minha experiência cristã se resumia a um sentimento subjetivo, ligado ao neopentecostalismo, onde via minha fé como algo apenas pessoal. Kuyper me ensinou que Jesus é soberano sobre todas as áreas da vida.
Li e utilizei este livro inúmeras vezes, inclusive em aulas no InC, pois considero uma obra fundamental. Recomendo muito a leitura.
2. Vida em Comunhão – Dietrich Bonhoeffer
Outro livro marcante foi Vida em Comunhão, de Dietrich Bonhoeffer. A edição que tenho é antiga, mas há versões mais novas e bonitas.
Essa obra me impactou por sua visão sobre comunidade cristã e sobre as consequências da solidão na vida espiritual. Bonhoeffer sempre refletiu profundamente sobre a igreja. Alguns biógrafos, como Charles Marsh em Uma Vida em Glória, sugerem que essa obsessão se deve ao fato de ele próprio não ter vivido uma comunhão vigorosa por um período.
Além deste, O Discipulado e Ética também foram livros transformadores para mim, mas Vida em Comunhão é um que sempre revisito.
3. No Crepúsculo do Pensamento Ocidental – Herman Dooyeweerd
Este livro foi fundamental para minha vida profissional. Comprei minha primeira cópia em 2010, quando estava terminando a faculdade de Filosofia, em meio a um período de ceticismo.
Ao ver o subtítulo Um estudo sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico, pensei que fosse mais um pastor escrevendo sobre Filosofia. Com minha arrogância de estudante de Filosofia, comecei a leitura, mas fui surpreendido: Dooyeweerd apresenta uma abordagem filosófica distintamente cristã e metodologicamente rigorosa, incorporando a crítica transcendental e a fenomenologia.
Esse livro me mostrou que meu trabalho intelectual não estava desconectado da fé. Pelo contrário, percebi que poderia glorificar a Deus através dele. Descobri, inclusive, o professor com quem queria estudar na Holanda ao ler o prefácio de Guilherme de Carvalho nesta obra.
4. Teologia Bíblica – Geerhardus Vos
A primeira vez que o li foi em 2012, no Seminário Presbiteriano. Vos me mostrou que a Bíblia não é uma colcha de retalhos, mas uma única história coesa. Sua abordagem da teologia bíblica me deu uma nova metodologia de estudo, distinta da teologia sistemática: enquanto esta analisa a Bíblia de forma sincrônica, aquela faz uma leitura diacrônica, acompanhando o desenvolvimento da revelação ao longo da história.
Adotei essa metodologia no InC, e ela se tornou a base do nosso ensino. Embora existam obras mais recentes, Vos é o pai da disciplina, e sua clareza continua insuperável.
5. Desafio aos Pais – Paul Tripp
Li este livro mais recentemente, mas ele me impactou profundamente. Peguei-o para preparar um curso no InC e, só ao ver o sumário, já percebi que seria transformador.
Paul Tripp tem a característica de aplicar o Evangelho a todas as áreas sobre as quais escreve. Seja liderança ou criação de filhos, seus livros sempre partem da perspectiva do Evangelho.
Este livro mudou minha visão sobre paternidade e maternidade, mostrando que a fé transforma completamente nossa abordagem como pais. Em vez de depender de fórmulas ou gurus da internet, Tripp apresenta uma visão mais profunda e centrada no Evangelho.
Esses livros me impactaram em momentos específicos da minha vida e por razões distintas, mas todos são clássicos. A diferença de um clássico para outros livros é que sempre voltamos a ele, pois suas lições são inesgotáveis.
Recomendo muito essas leituras!
Acreditamos que o estudo teológico é fundamental para todo cristão, e não apenas para pastores ou líderes. Afinal, a teologia nos ajuda a seguir a Cristo em todos os aspectos da nossa vida!
No Loop, nossa equipe oferece suporte pedagógico e trilhas de estudo personalizadas para seus interesses, permitindo que você aprofunde seu conhecimento teológico e lide de forma segura com as situações do dia a dia.