fbpx

A Teologia Está Pronta para o Nosso Tempo?

Uma máxima fundamental sobre a teologia é que existem postulados e princípios que são absolutos e universais. Isto significa quer dizer que uma fé saudável e robusta deve abarcar a crença em doutrinas que não se relativizam com o tempo e que são válidas para todos em todo e qualquer lugar. 

Mas esta não é a única característica que forma uma boa teologia. As afirmações e doutrinas desvinculadas da existência humana e do contexto histórico são como um doente deitado em uma cama a poucos passos da caixa de remédio lacrada e guardada na prateleira. O Deus que se revela na história deseja que façamos o trabalho de relacionar bem as verdades eternas do cristianismo com as questões da ordem do dia.

Se há um ponto em que nós cristãos brasileiros precisamos nos despertar é justamente sobre a necessidade de atualizarmos nosso sistema teológico. Isso não significa dizer que não temos bons materiais de bons livros de teologia. Pelo contrário, isso temos em grande escala. O problema é nossa omissão em compreender como a teologia responde às crises e ofensivas atuais.

O teólogo reformado suíço Karl Barth acertou na mosca quando disse que: “Pegue sua Bíblia, pegue seu jornal, e leia ambos. Mas interprete os jornais a partir da Bíblia”. A bíblia e o jornal são as duas ferramentas indispensáveis para o cristão engajado e discípulo de Jesus. A partir da Bíblia temos acesso à verdade revelada, capaz de trazer sentido à vida humana. Pelo jornal, ouvimos a voz daqueles que ainda não encontraram o sentido e direção.

O título desse texto é uma provocação. A teologia fundamentada da visão de mundo cristã sempre está pronta para o seu tempo. Mas cabe a nós aplica-la às questões presentes. Não precisamos de outra fonte. A palavra de Deus revelada foi, é, e sempre será suficiente. O que nos cabe enquanto servos de Cristo é dedicarmos ao exercício de exegese cultural para que possamos dar respostas sólidas às crises da humanidade caída.

Se tornar uma ferramenta para a capacitação da igreja brasileira para a construção de uma teologia sempre a frente do seu tempo é um dos propósitos do Invisible College. Acreditamos que esta é uma forma eficaz de evangelismo.