fbpx

Encontrando a verdadeira satisfação no trabalho servindo a Deus e ao próximo

Artigo de opinião escrito por Edson Jorge Duarte, estudante do Pocket Essencial 2024


Introdução

O trabalho compromete grande parte do tempo e da vida de muitos de nós e, muitas vezes, não achamos satisfação nele. Uma pesquisa do ano de 2024 mostra um número significativo de brasileiros insatisfeitos com seus empregos e em busca de novas oportunidades. O estudo conduzido por Robert Ralph aponta que aproximadamente 50% dos entrevistados têm o desejo de trocar de emprego, sendo que uma parte quer, inclusive, mudar de profissão¹. Isso se dá pelo fato que o trabalho tem sido entendido no sentido de suprir nossas necessidades pessoais e desejos, para o reconhecimento e realização individual, quando, na verdade, deveríamos usá-lo para benefício do próximo e para a glória de Deus.

O trabalho com propósito de servir ao próximo

O trabalho é um projeto de Deus e já existia antes da Queda. O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo (Gênesis 2:15). Com a Queda, o trabalho foi amaldiçoado por Deus e tornou-se árduo e difícil (Gênesis 3). Porém, as Escrituras nos encorajam a trabalhar arduamente. “Todo trabalho árduo traz proveito, mas meras palavras levam apenas à pobreza” (Provérbios 14:23); “O preguiçoso não consegue o que deseja, mas o homem trabalhador ficará rico” (Provérbios 12:27).

Num espaço de tempo de 50 anos, uma pessoa comum gasta 100.000 horas trabalhando. A maior parte da vida de um adulto é consumida por trabalho, mas frequentemente, junto ao trabalho, vem algum grau de insatisfação. Uma pesquisa mundial demonstrou que 75% das pessoas estão insatisfeitas no trabalho (DAYTON, 2002. p. 92, 101). Daniel Castanho, especialista CNN em gestão e negócios, explicou que este sentimento ocorre quando o trabalhador não se sente útil e não vê significado em sua função². No entanto, quando percebemos nosso trabalho sob a perspectiva de Deus, a insatisfação será transformada em contentamento por um serviço bem feito e o trabalho enfadonho será substituído pela empolgação da possibilidade de levar outros ao Salvador (DAYTON, 2002, p. 92, 101). 

O nosso trabalho deve ser feito com excelência e integridade, como se estivéssemos servindo diretamente a Deus. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo” (Colossenses 3:23-24). Servimos a Cristo ao servir as pessoas. Podemos servir empregados, clientes, pacientes ou até mesmo companheiros de trabalho. Seja quem for que tenhamos a oportunidade de servir, qualquer que seja a nossa profissão ou trabalho, devemos ver a nós mesmos primeiramente como servos de Cristo e depois como membros de nossa categoria profissional ou equipe de trabalho (BRIDGES, 2015, p. 69). “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens” (Filipenses 2.5-7).

Conclusão

Quando colocamos o trabalho sob a visão correta, servindo ao próximo com alegria, como Cristo nos ensinou, descobrimos a verdadeira satisfação no serviço. Deixamos em segundo plano a busca incessante por sucesso pessoal, reconhecimento e realização individual, para a possibilidade de levar outros a Cristo e para a glória de Deus.


1RALPH, Robert. Metade dos profissionais busca novo emprego em 2024. RH Robert Ralph. 2024. Disponível em: https://www.roberthalf.com/br/pt/sobre-robert-half/imprensa/metade-dos-profissionais-busca-novo-emprego-em-2024. Acesso: 02 jan. 2025.

2PINOTTI, Fernanda. Daniel Castanho: Insatisfação no trabalho é reflexo da falta de significado. CNN Brasil. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/daniel-castanho-insatisfacao-no-trabalho-e-reflexo-da-falta-de-significado/?hidemenu=true. Acesso: 03 jan. 2025.


Acreditamos que o estudo teológico é fundamental para todo cristão, e não apenas para pastores ou líderes. Afinal, a teologia nos ajuda a seguir a Cristo em todos os aspectos da nossa vida!

No Loop, nossa equipe oferece suporte pedagógico e trilhas de estudo personalizadas para seus interesses, permitindo que você aprofunde seu conhecimento teológico e lide de forma segura com as situações do dia a dia.


Referências bibliográficas 

BÍBLIA SAGRADA. Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). Disponível em: https://www.bible.com/pt Acesso em 25 fev. 2025.

BÍBLIA SAGRADA. Nova Versão Internacional (NVI). Disponível em: https://www.bible.com/pt. Acesso em 25 fev. 2025.

BRIDGES, Jerry. Quem sou eu?: nossa identidade em Cristo. Trad. Flávia Lopes. 1. ed. São Paulo – SP: Editora Vida Nova. 2015.

DAYTON, Howard. Livro seu dinheiro: Trabalho — Quem é seu verdadeiro Patrão. Trad. Elaine Carneiro D. Sant’Anna. 1. ed. Pompeia – SP: Editora Bless Gráfica e Editora Ltda. 2002.

PINOTTI, Fernanda. Daniel Castanho: Insatisfação no trabalho é reflexo da falta de significado. CNN Brasil. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/daniel-castanho-insatisfacao-no-trabalho-e-reflexo-da-falta-de-significado/?hidemenu=true. Acesso: 03 jan. 2025.

RALPH, Robert. Metade dos profissionais busca novo emprego em 2024. RH Robert Ralph. 2024. Disponível em: https://www.roberthalf.com/br/pt/sobre-robert-half/imprensa/metade-dos-profissionais-busca-novo-emprego-em-2024. Acesso: 02 jan. 2025.