fbpx

A presença fiel em uma sociedade tecnológica

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A comunicação fácil entre continentes agora está na ponta dos nossos dedos, conectando pessoas separadas por enormes distâncias.

David Koyzis

Tertuliano, um dos teólogos mais importantes da igreja primitiva, é frequentemente lembrado nos estudos da patrística por uma frase que se tornou o seu cartão de visitas: O que Atenas tem a ver com Jerusalém? Com ela, o pensador de Cartago expressava sua recusa a qualquer forma aproximação da filosofia grega com as Escrituras. Os cristãos deveriam “evitar terminantemente a tentativa de racionalizar as crenças cristãs pelo uso de categorias e conceitos filosóficos gregos estranhos à verdade bíblica”¹.

Derek Schuurman, em Moldando um mundo digital, relata como chegou a ter um questionamento similar ao de Tertuliano. Quando se formou em engenharia elétrica ele não conseguia perceber uma relação entre sua fé em Cristo e a profissão. O que a minha fé tem a ver com meu trabalho como engenheiro elétrico?

“Era-me familiar a noção de que todos os aspectos da vida estão debaixo do senhorio de Jesus Cristo e que podemos servi-lo igualmente bem como um ministro ou um webmaster. Contudo, quando me vi sentado em uma das divisões do escritório e trabalhando ativamente na indústria de alta tecnologia, ficou cada vez mais difícil determinar exatamente qual o impacto que minha atividade diária exercia sobre o reino de Deus. É fácil dizer que a fé permeia tudo na vida, mas essa noção, sem um entendimento detalhado da frase, torna-se pouco mais que uma platitude” (2019, p. 13).

Atualmente Schuurman leciona Ciência da Computação no Calvin College, Estados Unidos, além de integrar o Institute of Electrical and Electronic Engineers como membro sênior. Fundamentando-se na tradição reformada, sobretudo nos ombros de Abraham Kuyper, Schuurman procura “proporcionar tanto a profissionais como a estudantes que trabalham em áreas relacionadas à tecnologia computacional uma estrutura inicial para descobrir como sua fé se relaciona com seu trabalho técnico” (2019, p. 14).

Qual o papel da fé cristã numa sociedade moldada pela tecnologia? Que relação poderia haver entre o Vale do Silício e a cosmovisão cristã? Para Schuurman, o universo digital é uma extensão da criação de Deus e, portanto,  “devemos ser capazes de usá-la de uma maneira que glorifique a Deus e promova o seu reino” (2019, p. 42). Isso também é parte da grande comissão que Ele nos deu.

¹ OLSON, Roger. História da teologia cristã: 2000 anos de tradição e reformas. Trad. Gordon Chown. São Paulo: Editora Vida, 2001.


Esse conteúdo é um oferecimento de The Pilgrim App, a principal plataforma de streaming de conteúdo cristão do Brasil.


REFERÊNCIAS

SCHUURMAN, Derek. Moldando um mundo digital: fé, cultura e tecnologia computacional. Trad. Leonardo Bruno Galdino. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2019.