fbpx

A razão da nossa fé: em quem nós cremos?

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Resenha escrita por Mariani Rodrigues de Souza, estudante do Programa de Tutoria – Turma Essencial 2021


Quem nunca ouviu de forma explícita ou implícita que Deus é um no Velho e outro no Novo Testamento? Ou que o Velho Testamento deve ser descartado por não ser aplicável ou ter mais sentido nos dias de hoje?

Me considero uma cristã ortodoxa, mas é impressionante quantas marcas essa visão distorcida do Velho Testamento deixou no meu imaginário religioso.

O livro Teologia Bíblica: Antigo e Novo Testamentos, de autoria de Geerhardus Vos[1], especialmente a parte do Velho Testamento (358 das 481 páginas  totais), foi um abrir de olhos.

O estudo veterotestamentário é revelador, confrontante e absolutamente necessário.

Antes de tentar discutir questões pontuais acerca da correta aplicação de um versículo ou princípio, temos que ter clareza ao responder qual é a razão da nossa fé, da nossa esperança[2], saber a quem nós servimos.

Deus revela seu caráter em toda a Bíblia. Se dissermos que seguimos ao Deus revelado nas Escrituras, é nosso privilégio e dever diligenciar em aprender e meditar nessa revelação[3].

A leitura atenta do livro de Gênesis é riquíssima em nos ajudar a responder essas questões fundamentais.

Temos o princípio da vida e o que é ensinado a respeito dele pela árvore da vida referida inicialmente em Gênesis 2.9, e sobre ela Geerhardus Vos explica:

A árvore da vida está posicionada no meio do jardim. O jardim é o “o jardim de Deus”,  um lugar de recepção do homem na comunhão com Deus em sua própria habitação. O caráter teocêntrico da religião encontra sua primeira, mas já fundamental expressão nesse arranjo.

(…)

A verdade, portanto, que é claramente estabelecida, indica que a vida vem de Deus; que, para o homem, ela consiste em proximidade de Deus e que o foco central da amizade de Deus com o homem é comunicá-la[4].

O simbolismo da árvore da vida está por toda Bíblia, em especial as referências feitas no Apocalipse, que dizem que bem aventurados os que guardam os mandamentos do Senhor, porque terão direito à árvore da vida e ao vencedor Deus dará de comer do fruto da árvore da vida[5], que está no meio do paraíso de Deus[6].

A morte está associada à separação de Deus, que é fonte de toda vida.

Devemos conhecer ao nosso Deus, e isso é algo muito mais que simplesmente intelectual, é relacional, é íntimo, é crescer em amor.

O Deus que se revelou logo nos primeiros capítulos de Gênesis é o Deus de toda vida, é o Senhor da criação, é o Deus de justiça e graça, é o Deus provedor, é o Deus que intervém, é um Deus pessoal e consciente.


Quer uma curadoria de conteúdo Teológico?
Clique aqui e participe do nosso Canal no Telegram.


1. VOS, Geerhardus. Teologia Bíblica – Antigo e Novo Testamentos. 2ª ed. Trad. Alberto Almeida de Paula; São Paulo: Cultura Cristã, 2019.

2. 1 Pedro 3.15: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(disponível em https://www.bibliaonline.com.br/acf/) (grifo meu).

3. Marcos 12.24: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?” (disponível em https://www.bibliaonline.com.br/acf/) (grifo meu).

4. VOS, 2019, p. 44.

5. Apocalipse 22.14:Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

6. Apocalipse 2.7:Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.


VOS, Geerhardus. Teologia Bíblica – Antigo e Novo Testamentos. 2ª ed. Trad. Alberto Almeida de Paula; São Paulo: Cultura Cristã, 2019.

1 comment

  1. Amanda

    Que conteúdo rico e edificante! Glória a Deus, a fonte de toda a vida!!!
    Deus abençoe vocês que se dedicam em criar conteúdos para abençoar tantos outros❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *