Email a um jovem apologeta cristão

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Caro John,

Fico feliz pelo seu recente interesse por apologética, a defesa da fé. Como você disse no seu último email, devemos estar sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir a razão da esperança que há em nós (1Pe 3:15). Vi também o seu entusiasmo com a leitura de Em guarda, do Dr. Craig. Aquele debate com o Dr. Atkins foi realmente formidável. Sem dúvidas um dos melhores que já pude assistir.

Mas confesso que tenho me preocupado com você. Por um lado, é indiscutível o seu amor pela verdade e o zelo que tem demonstrado pela sã doutrina (Tt 2:1). Em nossas conversas, os assuntos giram em torno do evangelho e de como comunicá-lo às pessoas. Isso é muito louvável. Por outro lado, às vezes me parece que o seu zelo tem se transformado num perigoso ativismo nas redes sociais.

Aquela discussão calorosa com seu amigo foi desnecessária. Você parecia mais interessado em “vencer o debate” a todo custo com seus argumentos do que realmente alcançar a vida daquele jovem para Cristo. O orgulho é perigoso ao coração e pode vir disfarçado sob a melhor das proposições. Sinto que ele tem prejudicado o seu progresso. Não foi por acaso que C. S. Lewis descreveu o orgulho como um câncer espiritual que corrompe a própria possibilidade do amor.

Outro ponto que me preocupou no último email foi o que entendi como um apego demasiado no poder persuasivo dos argumentos. Não me entenda mal. Não estou querendo dizer que, como cristãos, não tenhamos boas razões para a nossa fé. De fato temos e devemos usá-las. Entretanto, a conversão cristã é mais do que um assentimento intelectual; ela envolve o coração. É necessário nascer de novo, pelo Espírito Santo (Jo 3:3).

Espero tê-lo ajudado. E não deixe de ler as Escrituras, John. Isso deve ser um hábito. Lembre-se daquele conselho do grande Spurgeon: “Visite muitos bons livros, mas viva na Bíblia”. Um bom apologeta é alguém que “maneja bem a palavra da verdade” (2Tm 2:15).

Em Cristo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *