fbpx

Resenha: Teologia concisa

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Escrita por Cristina Valotta, estudante do Programa de Tutoria – Turma Essencial 2021


PACKER, J. I. Teologia Concisa: um guia de estudo das doutrinas históricas. Traduzido por Rubens Castilho. – 3.a edição. São Paulo: Cultura Cristã, 2014.


O teólogo J. I. Packer foi tema de um artigo da Christianity Today em maio de 2021, prestes a completar um ano de sua morte. Ele foi editor da revista desde a década de 1980 por mais de 30 anos. Escreveu mais de 70 artigos sobre sofrimento, livros de mistério, jazz, ecumenismo, oração e muito mais.

Packer foi um teólogo protestante canadense, nascido na Inglaterra em 1926, cujas obras literárias têm servido de base de ensino bíblico em igrejas reformadas. Na infância sofreu um acidente que impediu a prática esportiva, e como consequência descobriu o interesse pelas máquinas de escrever. Obteve diploma de Bacharel em Artes em 1948, na Universidade de Oxford, onde ganhou bolsa de estudos e teve [a] oportunidade de conhecer os puritanos na biblioteca da União Cristã Intercolegiada de Oxford. Depois da faculdade, passou um período ensinando grego e latim em Londres e esteve sob os ensinamentos de Martyn Lloyd-Jones. Após esse período estudou teologia, obteve diploma de mestre em Artes, doutor em Filosofia e ainda fundou um centro de pesquisa evangélica com John Stott em Oxford. Em 1977 assinou a Declaração de Chicago sobre a Inerrância Bíblica¹.

A matéria da Christianity Today² ressalta a importância de seus escritos para os protestantes evangélicos compreenderem e articularem aquilo que acreditam, apontando a capacidade do autor em reacender a paixão pela autoridade das Escrituras. A leitura do livro Teologia Concisa traz essa emoção e paixão pelas Escrituras, conforme descrito no prefácio onde o autor aponta que “teologia é doxologia”. Conhecer a Deus através do estudo da teologia precisa expandir a experiência e despertar a consciência sobre o Todo Poderoso. Cada capítulo de Teologia Concisa trouxe lembranças e emoções de uma experiência de mais de três décadas de escola bíblica dominical que tive oportunidade de experimentar na Igreja Presbiteriana do Brasil.

A teologia sistemática do Packer traz conexões essenciais e inevitáveis com a Teologia Bíblica, portanto é essencial a compreensão anterior da progressão histórica da revelação, da teologia dos pactos e do plano da redenção. Todo esse enredo traz novos óculos e aquece nosso coração, em tempos tão difíceis e de desesperança, mas que o Plano Redentivo em Cristo nos dá a razão e o motivo da vida, conforme podemos ler no capítulo sobre culpa “…Somente o evangelho de Cristo pode falar de paz a esse aflitivo aspecto da condição humana” (p. 22).

Teologia sistemática é a organização das temáticas doutrinárias apontando as referências das Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento. É uma estratégia de organização do conhecimento, com base na progressão da revelação e na redenção. A informação inicial que teologia sistemática não traz um assunto novo pode dar a falsa impressão de ser desnecessária, mas ao iniciar os estudos a proposta e a finalidade organizacional se faz evidente já que, conforme o capítulo sobre autoridade relata : “…é propósito de Deus dirigir a crença e a conduta de seu povo mediante a verdade revelada que a Escritura Sagrada anuncia” (p. 25).

A contemporaneidade tem ressaltado a importância de termos rápido acesso às informações, saber relacionar a parte com o todo, e é justamente nesse contexto que o livro tem assertividade. O autor se propõe a ser conciso e alcança essa meta sendo também eficiente, pois não deixa de dizer o necessário sobre cada tema, subsidiando o leitor com as indicações necessárias para a compreensão doutrinária. O material pode ser indicado para cristãos estudantes formais de teologia ou alunos de escolas dominicais, como ferramenta de consulta e estudos devocionais individuais ou comunitários.

“Todos os cristãos têm o direito e o dever não somente de aprender por meio da herança de fé da Igreja, mas também de interpretar a Escritura” (p. 17).

A temática da interpretação nos traz a importância da hermenêutica, na compreensão do fundo histórico e a formação cultural do escritor e seus leitores para estarmos aptos a aprender as ideias transmitidas. Cada livro bíblico com seu papel da progressão da revelação da graça de Deus e a Escritura sendo interpretada por ela mesma, nas partes e no todo.

Packer define o Cristianismo como um sistema de crenças e uma forma de vida; seu livro Teologia Concisa é dividido em quatro partes: Deus revelado como Criador, Deus revelado como Redentor, Deus revelado como Senhor da Graça, Deus revelado como Senhor do Destino.

O conhecimento de Deus acontece pelo relacionamento, iniciado por ele e “…implicando afeição pactual de ambos os lados: conhecemos a Deus como nosso porque ele nos conhece como seus” (p. 28). O conhecimento de Deus produz fé e louvor.

A aliança que Deus faz com seu povo deve ser expressa num exercício devocional regular, pois “compreender a aliança ajuda-nos a apreciar as maravilhas do amor salvífico de Deus” (p. 83).

Jesus Cristo como mediador dessa aliança, proclamou o reino e a família de Deus. O reino de Deus é uma realidade relacional e torna-se real pela fé no senhorio de Cristo. A ética da família de Deus é expressa num novo estilo de vida, levando os filhos de Deus a serem distintos do mundo e isso somente é possível com o conhecimento relacional de Deus.

Sistematizar o conhecimento teológico e aplicar a ética cristã (Sola Scriptura) para todos os assuntos da vida (todas as áreas técnicas) devem nos motivar ao estudo da Palavra de Deus para influenciar o mundo que vivemos e cumprir o chamado missionário na relação com as pessoas e com o próprio Deus.


Quer uma curadoria de conteúdo Teológico?
Clique aqui e participe do nosso Canal no Telegram.


¹ J. I. Packer. Wikipédia, 2021. Disponível em: <J. I. Packer – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)>. Acesso em: 25 de jun. de 2021.

² PACKER, J. I. O Guia da Bíblia para o Ativismo Cristão. Christianity Today, 2021. Disponível em: <J. I. Packer: O Guia da Bíblia para o Ativismo Cristão | Christianity Today>. Acesso em: 25 de jun. de 2021.