A sabedoria hebraica aplicada à criação de filhos para o Senhor
Podem filhos de lares cristãos terem o real conhecimento de Deus à parte de um encontro com a Sabedoria, aquela que estava com Deus na formação do mundo e que o sustenta?
Podem filhos de lares cristãos terem o real conhecimento de Deus à parte de um encontro com a Sabedoria, aquela que estava com Deus na formação do mundo e que o sustenta?
O que você sabe sobre a história da igreja cristã? O que você conhece acerca de seus irmãos na fé que viveram desde o século I até o século XXI? O que sabe sobre como essas pessoas colocaram em prática o cristianismo em cada época, diante das realidades que enfrentaram?
O artigo pretende apresentar o conceito de repouso cognitivo a partir de uma das definições de Frame, a saber, repouso cognitivo como um “piedoso sentimento de satisfação”.
O debate sobre o lugar da razão está presente por toda a história da igreja; não seria diferente no período da Reforma. Martinho Lutero e Erasmo de Roterdã protagonizaram um debate sobre a autonomia do homem e a sua capacidade em alcançar a salvação sem o auxílio divino.
Esse artigo tem por objetivo pontuar algumas características presentes na teologia sistemática, trazendo lições bastante úteis para entendermos como a teologia sistemática pode ser uma ferramenta valiosa para o crescimento doutrinário e devoto das igrejas reformadas brasileiras, de modo a reprimir um dos grandes males presentes em nosso tempo, o legalismo.
Uma análise da obra de David Naugle, professor de Filosofia e autor de “Cosmovisão: a História de um Conceito”.
As explicações para os questionamentos que a humanidade busca responder em todas as épocas têm sua semente na ruptura e desconexão ocorrida no Éden. Ali, a semente do humanismo foi lançada no coração do homem, envolta numa promessa de florescimento da autonomia de si, do outro e de Deus, assim como da realidade criada e estabelecida por Ele.
De modo muito sutil, a igreja vem aderindo a este modelo expositivo, cujas pregações são cercadas de pausas dramáticas, repetição de palavras, interação com a plateia e longas histórias pessoais que trazem grandes ensinamentos. Algumas destas estratégias são artefatos importantes da retórica e, em si, são bons instrumentos, mas, ao serem deturpadas por aqueles que as utilizam, trazem grandes perdas ao ambiente eclesiástico.
Os relacionamentos interpessoais nas comunidades eclesiásticas, que certamente deveriam significar mais do que mero “coleguismo”, são, em sua maioria, impessoais e burocráticos, facilmente descartáveis quando surge alguma oportunidade.
A Geração TikTok, composta principalmente por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010, representa uma era de intensa digitalização e globalização cultural.