Os desafios relacionais para a igreja pós-crise
Isso significa que, quando uma nova tecnologia se faz presente, ela alarga nossas barreiras, as fazem expansíveis, gerando um vácuo entre o que fazemos e o que podemos fazer.
Isso significa que, quando uma nova tecnologia se faz presente, ela alarga nossas barreiras, as fazem expansíveis, gerando um vácuo entre o que fazemos e o que podemos fazer.
É possível falar de cosmovisão inerentemente cristã, abrangente e total da cultura e da realidade, sendo relevante para uma sociedade secularizada que reduziu o cristianismo meramente “a uma questão íntima e privada”?
Talvez o mundo não seja como você imagina. Talvez ele sequer exista como nós o conhecemos. À primeira vista, isso parece um tanto inusitado, e até mesmo sem sentido.
A obra Teologia Bíblica foi escrita pelo professor Geerhardus Vos e publicada nos Estados Unidos em 1948, tendo sido traduzida para o português no ano de 2010.
A defesa de uma atitude neutra para com a revelação do texto bíblico implica, ironicamente, num ato de fé. É necessário crer de antemão na capacidade do centro afetivo do ser humano, isto é, o coração (Pv 4:23), ser plenamente capaz de se abster de qualquer compromisso a priori cuja natureza é, em última instância, religiosa.
Poucos autores da tradição filosófica são tão importantes para a compreensão do nosso tempo do que o inglês John Locke (1632-1704), um dos pensadores que mais exerceu influência sobre o pensamento ocidental.
Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância do discipulado na formação de uma cosmovisão cristã, apresentando o conceito de cosmovisão perpassando os caminhos que James W. Sire trilhou até seu conceito refinado e a importância do coração como centro religioso da vida neste processo.
Parecia ser mais um dia como outro qualquer. Era outono de 1979. Depois de mais uma rotina de trabalho, Lee Strobel foi recebido por sua esposa em casa com uma notícia de o deixou espantado: Ela havia se tornado cristã.
Para a formação de uma cosmovisão cristã, é necessário considerar a ontologia como precedente da epistemologia, ética, ou qualquer outra classe de análise filosófica. Deste modo, com base na proposta de James Sire, e embasados na biografia de Moisés, analisaremos como a mudança de sua cosmovisão foi indispensável para converter-se de seu “drama pessoal” para o Teodrama.
Por que as pessoas precisam de religião em pleno século XXI, tempo em que a ciência, o progresso e o conhecimento empírico tornaram a religião algo tão sem valor? Por que ainda hoje as pessoas creem em coisas tão ultrapassadas? Timothy Keller tratou dessas e outras questões no livro Deus na era secular: como céticos podem encontrar sentido no cristianismo.